terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pela valorização do grafite como arte


A legislação brasileira avança no sentido de corrigir distorções que confundam o trabalho artístico dos grafiteiros com o crime dos pichadores. A pichação é crime previsto no artigo 65 da Lei Federal 9.605/98. A lei, porém, não separa o artista, que faz grafite, de quem comete o crime de pichação. Faz-se necessário promovermos um amplo debate com a sociedade civil e os poderes públicos na perspectiva de construção de um novo olhar para esta questão. O grafite deve ser usado como um instrumento de inclusão social e de geração de renda.

Portanto não deve ser colocado na mesma vala comum da pichação. É nossa obrigação, como cidadãos, dar visibilidade a essa nova realidade, utilizando-a como elemento de resgate para aqueles que praticam a pichação, como uma forma de protesto, mas que possui em suas veias muita criatividade. Precisamos, contudo, separar bem as duas questões e fazer cumprir a lei, em casos de pichação. A arte do grafite deve ser vista, sobretudo, como uma estratégia de sensibilização para os jovens que, de alguma forma, se encontram em situação de risco social.

Nossa proposta tem como objetivo promover o encontro de artistas grafiteiros e o poder público federal (legislativo e judiciário), para debater e fixar um olhar sobre a descriminalização do grafite e seu reconhecimento como trabalho artístico e instrumento de inclusão social, gerador de emprego e renda.

Um comentário:

Nego Willian disse...

paabéns pela iniciativa!sempre tenho visto seu empenho com as ação comunitarias e sei que não pararão por ai,querreiro jovem que nossa cidade ,sobretudo o brasil- já que envolve artistas de todo o território fica com muito orgulho com essas realizações,você é um cara que não reclama dos problemas de mãos cruzadas porque sabe usar a constituição brasileira e prol da soluções com durabilidade para as pessoas marginalizadas,obrigado amigo!viva muito pois precisamos de sua mente tão brilhantes para o bem-estar de nosso pais,e desse mundo!!!!!!um abração
NEGO WILLIAN
(cantor,compositor,break,poeta e seu amigo)!